
14 de março de 2018
COOTRAF, FETRAF e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité promovem evento em comemoração ao dia da mulher
Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF, em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar – FETRAF e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité – STRC, realizou na última quinta-feira dia (08) o evento “MULHER E DEMOCRACIA – NÃO A VIOLÊNCIA E SIM AO EMPODERAMENTO”.
O evento, o qual conteve diversos depoimentos e palestras, se iniciou com uma mesa composta por lideranças da COOTRAF, FETRAF, STRC, Coordenação de Agricultura Familiar de Serra Geral – CAF, Secretaria Municipal de Saúde de Caetité e Movimento de Mulheres Camponesas. O médico ginecologista Dr. Igor, abordou a temática Saúde da Mulher, na sequência, Isabel da Cruz, diretora da Secretaria de Mulheres da FETRAF, debateu o tema empoderamento da mulher, ressaltando sempre a luta pelo direito à igualdade e contra o machismo. Por fim, Ana Cláudia Carvalho, diretora da Secretaria de Organização Sindical da FETRAF, enfatizou casos de violência contra a mulher, sexíssimo e preconceito, passando pela avaliação do papel social das mulheres.
O evento contou com um público aproximado de 400 pessoas, de municípios como Caetité, Caculé e Ibiassucê. Na oportunidade os participantes conferiram a oferta de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e orientações sobre a realização de exames preventivos e saúde da mulher, além de uma animada moda de sanfona.
De acordo com Luciene Ribeiro, pedagoga da COOTRAF, o dia 08 de março é uma data histórica de lutas e resistência da mulher. “Em pleno século 21, ainda sofremos vários tipos de violência, resultado de uma sociedade machista e opressora. A luta é contínua, pela igualdade de direitos e contra todo e qualquer tipo de violência, seja ela física ou verbal”.
Segundo Paulo Sérgio, presidente do STRC, o dia Internacional da Mulher é símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos. “Assim, aproveitamos esta data tão importante para fazer uma reflexão sobre tudo o que as mulheres já passaram, reconhece-las e parabeniza-las pela força que sempre tiveram para enfrentar qualquer tipo de obstáculo”.
Conforme o diretor-presidente da COOTRAF, Edgar Filho, o objetivo do evento não é apenas celebrar, mas também promover debates e discutir o papel da mulher na sociedade atual. “O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Mas diante de todos os avanços, as mulheres ainda seguem sendo perseguidas pela discriminação, machismo e violência de gênero. Esse é um dia para lembrar o papel e a participação das mulheres no processo de consciência do seu valor humano dentro da sociedade, muito foi conquistado, mas ainda há muito a ser modificado nesta história”, destaca.