A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, realizou o I Encontro de Mulheres Empreendedoras de Serra Geral.
O evento aconteceu entre os dias 25 à 29 de outubro em cinco municípios do território Sertão Produtivo, sendo: Pindaí, Caculé, Ibiassucê, Rio do Antônio e Caetité. O público alvo do evento foi as mulheres empreendedoras rurais, e o mesmo teve como objetivo discutir a liderança e o empoderamento feminino, além de dar foco à enorme capacidade de criação, reinvenção e adaptação que as mulheres possuem.
Segundo Évila Carrera, palestrar para as mulheres empreendedoras rurais foi uma experiência única e incrível. “São mulheres extremamente poderosas, que extraem da terra o seu próprio sustento, o sustento de sua família, e o sustento da nossa sociedade. Para mim uma experiência diferente, que jamais havia vivenciado, e o que eu levo de grande lição é o quanto essas mulheres tem a nos ensinar na sua simplicidade e na sua humildade, elas nos ensinam com o seu sorriso singelo e com a sua forma como conduzem com leveza a vida. Parabéns a COOTRAF por estar proporcionando momentos como esses de aprendizado e de relacionamento”, destacou a palestrante.
Já a coordenadora do Projeto Ater Mulheres, Flaviane Araujo, destaca que o I Encontro de Mulheres Empreendedoras de Serra Geral superou as expectativas. “Foi um momento de fortalecer e reconhecer o importante papel da mulher do campo, motivá-las e incentivá-las a não abandonarem seus sonhos e a conquistarem a sua autonomia e empoderamento. Sinto muita satisfação em ter visto as agricultoras participarem deste evento e saírem ainda mais motivadas para continuar buscando seu espaço na nossa sociedade. Empatia, sororidade, motivação e valorização resumem este evento”, ressalta.
Para a técnica em agropecuária, Janete Sousa, foi muito gratificante ter tido a oportunidade de participar de uma palestra tão importante como essa. “Hoje saio daqui com uma mentalidade totalmente diferente e sei que todos os conhecimentos adquiridos aqui vão ajudar não só na minha vida profissional como também na minha vida pessoal. Além disso, foi muito bom poder olhar no rosto de cada agricultora e ver o entusiasmo e a alegria que elas estavam em ouvir a palestrante, sei que elas vão sair daqui com muito mais motivação para continuar a caminhada e os seus trabalhados do campo”, destaca.