A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF, realizou na última sexta-feira (19) através da plataforma Zoom a Videoconferência: ‘Uso de PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) – Alimentação Saudável em Tempos de Coronavírus’.
A atividade contou com a participação da Bióloga Flaviane Leite Araujo, da Nutricionista Aisi Anne Carvalho Santana e da Pedagoga Luciene Ribeiro dos Santos. A videoconferência faz parte das ações do programa ATER a Distância do Bahia Produtiva e das ações de Segurança Alimentar e Nutricional que são desenvolvidas com agricultores (as) familiares e ACRs – Agentes Comunitário Rurais, atendidos pela COOTRAF.
Durante a videoconferência foram debatidos o uso das PANC’s na alimentação, seu valor nutricional, formas de consumo, principais PANC’s encontradas na região e os benefícios de seu consumo, uma vez que estas plantas são ricas em nutrientes e podem contribuir para a melhoria da saúde dos agricultores em meio a pandemia, assim como sua produção a nível comercial na agricultura familiar. Além deste tema também foram discutidas a produção de alimentos, trazendo para o debate o sistema produtivo da agricultura familiar versus o agronegócio, a importância de uma alimentação saudável e do consumo consciente, principalmente neste período da pandemia.
Os temas abordados proporcionaram reflexões importantes nas escolhas alimentares cotidianas, pautadas numa alimentação que seja biodiversa, saudável e que possua um sistema produtivo sustentável, assim como na agricultura familiar. Ao final da videoconferência foi exibido um vídeo produzido pela equipe do Bahia produtiva com receitas alimentares das PANC’s, visando incentivar o seu consumo.
De acordo a Nutricionista, Aisi Anne Carvalho, a valorização das diversas fontes alimentares vegetais é de extrema importância já que elas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, que são essenciais para a manutenção da saúde do organismo. “Nesse sentido as PANC’s são extremamente importantes para a variação da nossa dieta, sendo muitas vezes mais nutritivas que os alimentos convencionais”. Ressalta.