Mais de 500 famílias assistidas através do projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) no Território Sertão Produtivo, serão beneficiadas diretamente por meio de convênios do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os convênios no valor aproximado de R$ 5 milhões foram assinados na última terça-feira (30), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município de Vitória da Conquista. Foram assinados 12 convênios, sendo 10 através do edital de Qualificação de Agroindústrias, 01 através do edital para Comunidades Quilombolas e 01 através do edital Alianças Produtivas Territoriais. 

No município de Caculé as associações contempladas são as seguintes: Associação dos Pequenos Produtores de Apostema e Tingui, Associação Comunitária da Tapagem, Associação Comunitária de Água Branca, Lagoa da Corda, Mandacaru e Região e Associação Comunitária de Furados, Amargoso e Periperi. No município de Ibiassucê: Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Careta, Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Bonsucesso, Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Produtores Rurais da Comunidade de Santo Inácio, Associação Comunitária de Capoeirão e Adjacências, Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Grama e Associação Beneficente da Comunidade de Jabuticaba. No município de Rio do Antônio: Associação dos Pequenos Produtores de Olho d’agua e Associação dos Produtores Rurais da Comunidade do Grama e adjacências. No município de Caetité: Associação dos Pequenos Agricultores da Região de Junquinho e a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar LTDA (COOMADAC). Serão financiados (sem reembolso) subprojetos de abastecimento de água, inclusão socioprodutiva e acesso a mercados, os recursos são frutos de empréstimo entre o Governo Estadual e o Banco Mundial.

A equipe da COOTRAF auxiliou as associações desde a elaboração das manifestações de interesse ao acompanhamento das etapas de seleção dos subprojetos. Para o diretor-presidente da COOTRAF, Edgar Filho, o projeto Bahia Produtiva é ferramenta importante para a qualificação do processo produtivo, fortalecimento da agricultura familiar com assessoria técnica e apoio à gestão dos empreendimentos da AF. “Nós precisamos estimular as principais cadeias produtivas da agricultura familiar em nossa região, o nosso papel é continuar contribuindo e dinamizando o crescimento delas, promovendo a segurança alimentar e nutricional das famílias e a inclusão econômica e social de mulheres, jovens, povos indígenas, comunidades tradicionais e empreendedores da economia solidária. Estamos sempre disponíveis para contribuir e ajudar a fomentar o protagonismo da agricultura familiar da região, na oportunidade reforço a importância das parceiras CRESOL, COOMADAC, FETRAF e os Sindicatos da Agricultura Familiar para a concretização desde grande projeto coletivo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *