A Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar LTDA – COOMADAC realizou durante os meses de setembro e outubro o I Curso Técnico de Agroindústria da Agricultura Familiar. As atividades do curso foram coordenadas, apresentadas e mediadas por toda a equipe da Cooperativa que contou também com a colaboração da Mestra em Ciência de Alimentos e Professora do Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, Élia Karina de Carvalho Costa.
As aulas aconteceram semanalmente, na modalidade virtual através da plataforma Zoom, e reuniu aproximadamente 60 agricultores (as) familiares integrantes dos grupos produtivos dos municípios de Caculé, Caetité, Ibiassucê e Rio do Antônio os quais são vinculados a COOMADAC. Os principais conteúdos abordados no curso foram: a) Agroindustrialização da Mandioca: Pelas Mãos que Alimentam a Nação; b) Processamento Industrial de Mandioca Brava; c) Gestão de Qualidade: Uma Garantia de Produção Segura de Alimentos; d) Boas Práticas de Fabricação de Alimentos; e) Higiene na Agroindústria Familiar; f) Padronização e Controle de Qualidade na Fabricação de Alimentos; g) A Importância do Cooperativismo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar e a Importância para Comercialização; h) Cooperativismo e Feminismo; e i) Características da Empreendedora.
O encerramento das atividades do curso aconteceu na última quarta-feira (28/10), totalizando a carga horária de 24 horas, e todos os agricultores e agricultoras participantes receberão certificado. Para a gestora da COOMADAC, Aisi Anne Carvalho, o curso foi de extrema relevância para provocar o debate e a reflexão sobre a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis e seguros. “Outro ponto importante foi à discussão a respeito dos caminhos para adaptar os empreendimentos as normativas, bem como ampliar os canais de comercialização, contribuindo para que os produtos da agricultura familiar cheguem aos consumidores de toda a Bahia e do Brasil”, ressalta.