Durante os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2019 a Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF realizou a II FEAF – Feira da Agricultura Familiar de Serra Geral e Festival da Cultura Baiana no município de Caculé.
Para a realização deste importante evento a COOTRAF contou com a parceria de diversas instituições, dentre elas a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar – LTDA – COOMADAC que apoiou e participou do evento apresentando um stand de divulgação de produtos derivados da mandioca como, chimangos, chiringa, brevidade, cozido e assado, olho de sogra, bolachinha, sequilhos e, outros.
Os produtos são produzidos por grupos produtivos de jovens e mulheres rurais dos municípios de Caculé, Caetité, Ibiassucê e Rio de Antônio que fazem parte do Projeto Aliança Produtiva da COOMADAC. O diretor – presidente da cooperativa, Sr. Gilson Fraga, participou da mesa de abertura da II – FEAF, juntamente, com o diretor – presidente da COOTRAF e, outros representantes políticos e da sociedade civil organizada da agricultura familiar.
Para a COOMADAC a II FEAF foi de extrema relevância para apresentar e expor os produtos da cooperativa para os (as) visitantes da feira, uma vez que, durante os três dias de evento circularam agricultores (as) familiares, quilombolas, empreendedores, estudantes, professores, expositores, gestores municipais, secretários de agricultura e meio ambiente, cooperativas, associações e público urbano, envolvendo os municípios de Caculé, Ibiassucê, Rio do Antônio, Caetité, Lagoa Real, Pindaí, Candiba, Iuiu, Malhada de Pedras, Brumado, Aracatu, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Mortugaba, Licínio de Almeida, Guajeru, Riacho de Santana, Matina, Piripá, Jânio Quadros, Tremedal, Condeúba, Cordeiros e Maetinga. O Stand da COOMADAC foi composto por três momentos:
a) Exposição dos produtos – O stand da COOMADAC foi composto e organizado por prateleiras que tinham como objetivo exibir e expor todos os produtos comercializados pela cooperativa, dentre eles: chimangos, chiringa, brevidade, cozido e assado, olho de sogra, bolachinha, sequilhos, bolos, farinha, puba, polvilho, bolos e, outros. Durante a visita das pessoas ao espaço, os profissionais da COOMADAC apresentavam e explicavam sobre os produtos e sua história.
b) Degustação dos produtos – No stand da COOMADAC, também, foi possível fazer degustação de todos os alimentos que estavam sendo exibidos e apresentados aos visitantes. As pessoas ao experimentar os produtos faziam elogios e sugestões de melhorias. Também, questionavam sobre a história e origem dos grupos e, como faziam para realizar a compra do produto. Neste momento, foi estabelecido contatos para realização de transação comercial.
c) Análise sensorial dos produtos – Um dos dias do evento foi selecionado para aplicar a análise sensorial dos produtos. Alguns dos visitantes eram convidados a participar da aplicação de um questionário de análise sensorial dos alimentos. Os produtos foram avaliados em relação aos atributos aroma, sabor, textura, cor e aparência global por meio de uma escala hedônica estruturada com nove pontos, com extremos entre gostei extremamente e desgostei extremamente. Em seguida, foi realizado o teste de intenção de compra, em uma escala hedônica de 5 pontos, com extremos entre certamente compraria e certamente não compraria.
A análise sensorial foi de extrema relevância para que os profissionais da COOMADAC obtivesse um retorno das pessoas, possíveis consumidores, a respeito da qualidade dos produtos e sugestões para melhorias. Desta forma, a II FEAF foi um espaço de grande relevância para a COOMADAC apresentar e divulgar os seus produtos ao público visitante do evento, bem como, realizar contatos para possíveis parcerias e transações comerciais.