14 de maio de 2020

COOTRAF inova as atividades de ATER através da realização de reunião Home Office com a presença da equipe técnica e de agricultores familiares



Foi realizada hoje (14/05) a primeira atividade home office da COOTRAF com os agricultores familiares e equipe técnica. A atividade aconteceu online com o auxílio do aplicativo de reuniões, Zoom, e contou com a participação de toda a equipe da COOTRAF e COOMADAC, totalizando 42 participantes.
Devido ao momento de pandemia provocado pelo novo coronavírus a entidade tem respeitado as normas de isolamento social, no entanto tem dado continuidade ao serviço de assessoria técnica e extensão rural (ATER) aos agricultores familiares por meio de inovações tecnológicas. A reunião contou com a presença de lideranças de 20 comunidades da zona rural de quatro municípios, sendo elas: Apostema, Água Branca, e Furados no município de Caculé; Careta, Mucambo, Capoeirão, Jabuticaba, Bonsucesso, Grama e Quilombo Santo Inácio em Ibiassucê; Junquinho e Vargem do Sal em Caetité e Olho D’Água, Grama e Curral Velho no município de Rio do Antônio.
Também participou da reunião a direção da COOTRAF, da COOMADAC e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité. A reunião foi conduzida pelo diretor – presidente da COOTRAF, Edgar Filho, que trouxe como pauta o fortalecimento das políticas públicas durante a pandemia, bem como a organização da produção, geração de ocupação e renda, além do fortalecimento das bases produtivas da agricultura familiar. Foram repassados informes, dentre eles, o reforço da Portaria nº 24, de 24 de março de 2020, que trata da renovação automática das DAPs por 6 meses, além de informes dos projetos Aliança Produtiva e Bahia Produtiva.
Como encaminhamentos da atividade, ficou firmado com os agricultores e equipe técnica a realização de reuniões semanais com as lideranças das comunidades, assim como a divulgação de materiais digitais (cartilhas, vídeos e lives) com conteúdos técnicos e de prevenção e combate ao novo coronavírus. Acredita-se, que com essas novas ações de trabalho, home office, a COOTRAF continuará fortalecendo a agricultura familiar da região e sobretudo a permanecia do homem no campo, durante a pandemia.