A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF, realizou entre os dias 07 e 11 de Maio de 2018, os Seminário de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, nos municípios de Caculé, Caetité, Ibiassucê, Rio do Antônio, Pindaí, Guajeru, Licínio de Almeida e Riacho de Santana.

Os Seminário de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar foi um espaço para a discussão de temáticas referentes às políticas públicas rurais, especialmente às que tangem a Agricultura Familiar e suas correlações com a soberania e segurança alimentar das famílias, assim como estratégias de convivências com o semiárido. Os temas supracitados foram tratados de forma articulada, com o objetivo de fomentar a discussão sobre como estas políticas poderiam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável dos municípios da região de Serra Geral.

Participaram das discussões, o Sr. Edgar Souza Santos Filho, diretor presidente da COOTRAF; o Sr. Joaquim Santos da Silva, coordenador da Coordenação da Agricultura Familiar de Serra Geral (CAF); a Sr.ª Elisângela Araújo, diretora executiva da CUT Nacional e coord. da CONTRAF BRASIL e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar; representantes dos Sindicatos de Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF); do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL); e associações comunitárias rurais dos municípios.

Segundo Elisângela Araújo, diretora executiva da CUT Nacional, os seminários proporcionaram um momento de debate muito importante acerca dos avanços das políticas públicas para a Agricultura Familiar, bem como o fortalecimento e reconhecimento da classe. “Diante da atual conjuntura política do país e as consequentes perdas de direitos da classe trabalhadora, em especial os trabalhadores do campo, é importante nos manter organizados e fortalecidos para o enfrentamento dos desafios, dialogando e politizando os nossos agricultores e agricultoras”, destaca.

De acordo Edgar Filho, diretor presidente da COOTRAF, o objetivo dos seminários foi discutir estratégias, programas, ações e atividades que serão desenvolvidas para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região de Serra Geral. “É muito importante nos organizarmos e assim estarmos prontos para crescer, as associações organizadas conseguem captar mais benefícios para os pequenos agricultores (as), e uma vez que avançamos nas políticas públicas fica mais fácil resolver os gargalos de produção e comercialização, ampliando assim o importante papel para o desenvolvimento deste segmento econômico”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *