Guajeru é um município do interior da Bahia, distante aproximadamente 657 quilômetros da capital. Foi neste local, mais precisamente na propriedade de Marli e Custódio João Vieira, na fazenda Carcará, que a Cresol Encostas da Serra Geral, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guajeru, realizou o projeto de implementação da propriedade modelo familiar.
O projeto iniciou em 2018, através do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), com o intuito de potencializar a organização de propriedades da agricultura familiar, para que se tornassem economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis. Além disso, o projeto visava implementar tecnologia de convivência com o semiárido, formação continuada dos agricultores envolvidos por meio de acompanhamento técnico, difundir a agroecologia como princípio fundamental para a convivência, contribuir com a geração de renda, promover a segurança alimentar das famílias atendidas e das pessoas que consumirem os produtos por elas produzidos.
Por enquanto o projeto atendeu a família de Custódio e Marli, que participou do processo seletivo da Cooperativa. A propriedade demandava da aquisição de uma cozinha básica para o trabalho de abatimento de frango caipira, um pequeno depósito para armazenamento de rações para aves e chocadeira de ovos. Também precisava de materiais para implementação da criação de galinha, materiais de irrigação para implementação da horticultura e materiais para construção de um viveiro de mudas de árvores nativas e frutíferas. A contrapartida da família foi a mão de obra de construção e implementação das benfeitorias.
Para seu Custódio o projeto veio na hora certa, pois eles não estavam conseguindo produzir os alimentos. “Não tínhamos muitas condições de começar a produzir e a Cresol trouxe esse benefício pra gente e foi muito gratificante”, comenta. Já dona Marli ressalta que toda a produção é orgânica e comemora o aumento na produção de ovos.
O diretor Salvador Prates Teixeira, que atende a região de Guajeru, destacou as melhorias das condições de produção, qualidade do produto e a melhoria nas vendas também. “São várias atividades que eles estão desenvolvendo com a parceria da Cresol o que pra nós é um motivo de muita alegria, de muito orgulho”, ressalta.
O funcionário do Posto de Atendimento de Caculé, Fernando Carlos Lima Rodrigues, enfatiza que o projeto proporcionou implementos para que a família pudesse desenvolver melhor o que já vinha produzindo. “Através do Fates a família recebeu implemento nas hortaliças, na criação de galinha caipira, mudas nativas e frutíferas, na produção orgânica. A Cresol apostou nessa família que se tornou modelo na região. Na convivência com eles percebemos como houve melhoria na renda e na qualidade de vida da família”, salienta. Ele também menciona as novas oportunidades que Custódio e Marli tiveram e hoje conseguem vender seus produtos na feira e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Além desses investimentos através do Fates, a família ainda acessou o Bem Morar, o Pronaf e uma linha de capital de giro. Vários investimentos foram realizados na propriedade.
Projeto Propriedade Modelo
A ideia da Cresol é que as famílias atendidas pelo projeto se tornem modelos para outras, a partir da infraestruturação, formação continuada e acompanhamento técnico, mostrando na prática a viabilidade da região semiárida e da agricultura familiar a partir da diversificação da propriedade e da utilização de tecnologias e técnicas adequadas a região. Dessa forma, outras famílias poderão se sentir estimuladas a aproveitarem as potencialidades locais e a construírem alternativas de renda a partir da sua realidade.