Se os desafios de promover a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar e nutricional da população já eram grandes, com o início da pandemia de Covid – 19 as circunstâncias ficaram ainda mais desafiadoras. Com o objetivo de auxiliar no escoamento da produção de agricultores (as) familiares e na oferta de alimentos a pessoas em situação de risco, a Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF será executora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios de Caculé, Caetité e Ibiassucê.
O PAA é um mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar auxiliando numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a comercialização dos produtos de maneira rápida, descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa. Além disso, o programa tem o intuito de valorizar o produto regional, dinamizar a produção nas diversas regiões, resgatar a cidadania, valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentivar hábitos alimentares saudáveis e estimular o cooperativismo e o associativismo.
O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania e é implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério e o Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); A execução do programa pode ser feita por meio de seis modalidades: compra com doação simultânea, compra direta, apoio à formação de estoques, incentivo à produção e ao consumo de leite, compra institucional e aquisição de sementes. A COOTRAF, como executora do programa é responsável pelo cadastro dos agricultores (as) e dos produtos a serem adquiridos, além de todo o processo que envolve a compra e o pagamento dos agricultores (as) familiares.
No total serão destinados R$ 217,5 mil para o PAA, 70 agricultores (as) familiares cadastrados na COOTRAF que fornecerão alimentos como frutas, verduras e hortaliças, além de derivados da mandioca, bolos e biscoitos produzidos por agricultoras familiares que beneficiarão mais de 200 famílias em situação de risco alimentar e social. Para o diretor – presidente da COOTRAF, Edgar Filho, a manutenção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) neste momento tem ajudado a fortalecer a agricultura familiar em toda a Bahia. “Além de garantir renda para as famílias de agricultores (as), o PAA proporciona mais um benefício para os usuários dos serviços que recebem a doação dos alimentos adquiridos pelo programa: a garantia de uma alimentação saudável. Agradecemos em nome da superintendente Dra. Rose Pondé, a toda equipe da SJDHDS por fortalecer mais essa importante parceria e ação”. Ressalta.
O Sr.º Mário Fróes e sua esposa Sra. Maria das Graças, agricultores familiares, levam uma vida modesta em sua terra no município de Ibiassucê e viu no PAA a oportunidade de melhorar a renda familiar. “Sentimo-nos muito felizes em poder fazer parte do programa, porque agora com a pandemia sentimos que o nosso trabalho vai ajudar algumas famílias com alimentos saudáveis e livres de venenos, também sabemos que vamos poder contar com um dinheirinho a mais no fim do mês, ajudando nas despesas da casa e com os custos que temos na plantação. Agradecemos a Deus, a COOTRAF e também ao Governo do Estado da Bahia por nos ajudar em tempos tão difíceis”, comemora o casal de agricultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *