Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a equipe da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF juntamente com a equipe da Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar LTDA – COOMADAC participaram de dois intercâmbios realizados na cidade de Feira de Santana e Maragogipe na Bahia. O objetivo dos intercâmbios foram trocar experiências e saberes com agricultores e agricultoras que trabalham na produção de polpas de frutas e alimentos derivados da mandioca.
No dia 13 de fevereiro os (as) profissionais e diretores das cooperativas visitaram a Agroindústria Fruto da Terra que trabalha na produção de polpa de fruta 100% Natural. Durante esse período a equipe teve a oportunidade de conhecer todas as etapas de processamento das frutas. Além da visitação na agroindústria, também foi realizado um momento de bate papo no qual a equipe questionou a respeito de como foi a formação do grupo, como são adquiridas as frutas, quais são os ganhos, dificuldades e sonhos do grupo, como é o acesso ao mercado, quais foram as etapas percorridas pelo grupo para adquirir a certificação do MAPA, dentre outros questionamentos.
Já, no dia 14 de fevereiro a equipe viajou para Maragogipe onde fica localizado a Associação Comunitária do Brinco (ABRINCO) para aprender sobre a produção de alguns alimentos derivados da mandioca, sobretudo, mandioca a vácuo. A ABRINCO é referência no Estado da Bahia na produção e qualidade de produtos derivados da mandioca, já possuem clientes fidelizados e já conseguem acessar mercados formais na região do recôncavo baiano, metropolitana e em Salvador. Nesse encontro foi realizado uma roda de diálogo no qual foi conversado a respeito das etapas da cadeia da mandiocultura que vai desde o plantio, coleta, recebimento, processamento, qualidade do produto final, embalagem, captação e fidelização de clientes, preço, relação com os agricultores (as), dentre outros assuntos.
As experiências proporcionadas pelos dois intercâmbios foram fantásticas o que possibilitou que os (as) profissionais da COOTRAF e COOMADAC obtivesse novos saberes e aprendizados que poderão ser implementados nas cooperativas levando as mesmas a introduzir novas ações que irão melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras que representam.