
12 de novembro de 2019
COOMADAC e COOTRAF realizam o I Curso de Capacitação para a Fabricação de Panetones
A Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar LTDA – COOMADAC em parceria com a Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – COOTRAF realizaram nesta terça – feira (12) o I Curso de Capacitação para a Fabricação de Panetones voltada para os grupos produtivos de mulheres atendidas pelas cooperativas supracitadas.
Essa capacitação das mulheres teve como o objetivo torna-las aptas a fabricação deste produto devido à aproximação das festividades natalinas, período em que o produto é tradicional e está presente em grande parte das mesas dos consumidores. Desta forma, também é uma grande oportunidade de aumento na geração de renda para os empreendimentos rurais e, consequentemente, melhorando a vida das beneficiárias.
O curso aconteceu na comunidade Careta, município de Ibiassucê – BA e reuniu agricultoras familiares integrantes dos grupos produtivos representantes dos municípios de Ibiassucê, Caculé e Rio do Antônio. Ministrado pelo Tecnólogo em Agroindústria e Mestre em Ciência dos Alimentos e colaborador da COOMADAC no Cargo Técnico em Assistência Técnica (ATER) com foco em Agroindústria, Rogério Silva, que contou também com a colaboração de toda a equipe técnica da COOMADAC e COOTRAF.
Também é importante ressaltar o formato teórico/prático da oficina. Em primeiro momento uma breve palestra teórica de 30 minutos foi apresentada. Demostrando de forma simples e ilustrativa os aspectos e a importância de cada etapa de fabricação desta iguaria tão especial dotado de culturas antigas no mundo inteiro. Em seguida, de forma participativa, ou seja, feito pelas mãos das participantes com orientação técnica e utilizando tecnologias já adotadas por todos os empreendimentos, foram manipuladas diversas receitas do produto, de forma caseira e sem o uso de conservantes artificiais, distinguindo acertos e erros na prática que são corriqueiros nestes processos.
A atividade também contou com a realização de dinâmicas motivacionais de incentivo a união e cooperativismo e trocas de experiências entre as mulheres de cada grupo em uma agradável roda de conversa. Ao final do curso, foi dada a missão a essas mulheres de replicar o aprendizado em suas comunidades e a efetiva execução para de fato se tornar mais um produto agregado aos mix de produtos dos empreendimentos rurais da agricultura familiar destes municípios.